Um sistema PMS (Property Management System) é uma solução de gerenciamento para empreendimentos de hotelaria. O objetivo desse sistema é permitir a realização de diferentes procedimentos de gestão, desde registrar clientes, até controlar custos, tudo em único lugar.
Por meio dele, é possível facilitar a execução de tarefas rotineiras, como, por exemplo, a realização de reservas e a consulta de disponibilidade.
Um sistema de PMS funciona de forma integrada, agregando diversos recursos em uma única plataforma. Com isso, é possível substituir processos e ferramentas que demandam muito tempo, por operações mais ágeis e com menos riscos.
Ao invés de planilhas de controle de despesas, por exemplo, esse tipo de software permite que você automatize o lançamento de gastos e de recebimentos. Dessa maneira, fica mais fácil gerenciar toda a questão financeira.
Por agir de maneira integrada, esse tipo de ferramenta também ajuda a melhorar a experiência do hóspede, uma vez que todo o atendimento pode ser feito de forma otimizada.
Ao implementar uma solução de PMS no seu hotel, você enquanto gestor pode obter uma série de benefícios, tais como:
Como todas as operações ficarão centralizadas, será possível ter mais agilidade na gestão. Em uma única plataforma será possível fazer as reservas dos hóspedes, verificar o inventário do empreendimento, solicitar relatórios e muito mais.
Quem trabalha no ramo hoteleiro sabe que qualquer erro pode prejudicar diretamente a experiência do cliente, e, também, gerar grandes prejuízos para o negócio. Por meio desse tipo de solução é possível diminuir o índice de erros, uma vez que boa parte das tarefas poderá ser feita de maneira otimizada. Por exemplo, se o seu negócio oferece reservas online, é possível integrar o site ao sistema, evitando assim que haja overbooking no local. Outra vantagem seria em relação a cobranças de serviços e até mesmo pagamento de funcionários.
Outra vantagem de ter um sistema de PMS é que será possível emitir relatórios do negócio. Dessa maneira, você poderá obter uma série de informações importantes que podem ajudar na tomada de decisões. É possível saber quais os períodos de maior movimento, qual o perfil dos hóspedes, em que meses os gastos com recursos são maiores, o ticket médio de cada cliente em relação a serviços. E tudo isso será muito útil para o crescimento do empreendimento.
Por meio do PMS também é possível otimizar uma série de tarefas, evitando assim que a equipe perca tempo com coisas rotineiras. Por exemplo, é possível programar o envio de mensagens de confirmação de reserva para os clientes, ou até mesmo realizar campanhas de marketing para divulgar valores promocionais. Outra possibilidade é automatizar as solicitações de limpeza de quartos. Assim que o cliente fizer o checkout, uma mensagem é enviada para o setor de limpeza para que os funcionários possam limpar o quarto. Assim ele será liberado com mais agilidade para o próximo hóspede, melhorando o tempo de resposta.
Para garantir que o seu negócio de hotelaria tenha bons resultados, independente do porte, vale à pena investir em um sistema de hotel PMS. Existem empresas especializadas nesse tipo de solução, e que podem te ajudar a otimizar o gerenciamento do seu negócio.