Três passos simples e efetivos para turbinar o marketing para sua retomada [gratuitos]


Bibiana Antoniacomi (Foto Elis Linoba)

*Bibiana Antoniacomi

Que o primeiro semestre de 2020 foi inédito no turismo mundial todos nós já sabemos. Estamos ansiosos pela retomada que se espera no segundo semestre.

Entretanto, muitos continuam praticando fielmente a linha do “Marketing da Esperança”, ou seja, reabrir e esperar que os clientes venham.

Minha linha é do marketing voltado a resultados, no estilo mãos à obra e por isso preparei uma lista com 3 itens fundamentais que você revisar e fazer nesta fase tranquila para que sua retomada seja mais rápida.

1 – CADASTRO DE CLIENTES: O OURO ESTÁ EM SUAS MÃOS
Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que é muito mais fácil vender novamente para quem já comprou de você do que para novos clientes. E é exatamente assim!

• Como está seu cadastro de clientes? Tem e-mails e WhatsApps atualizados?
• Você tem mantido contato com eles e aumentado a vontade que voltem a reservar com você? O momento é gerar ansiedade e saudades nos clientes. Se você for um hotel/pousada/restaurante, vale até mandar uma receita de uma especialidade sua para que preparem em casa e se lembrem da experiência que tiveram com você! Ou se for uma agência, que tal relembrar viagens dos clientes e falar sobre os momentos incríveis que tiveram?
• Já listou seus clientes para enviar as informações quando reabrir? O que você enviará exatamente?

A maior beleza em ter uma lista de clientes atualizada é que não há absolutamente nenhum custo em usá-la. Você não precisará gastar com campanhas ou patrocinar suas postagens!

E lembre-se: a taxa de abertura no WhatsApp é altíssima, mas nada de colocar seus clientes em grupos indesejados. Respeite a individualidade de cada um!

Se você ainda não migrou para o WhatsApp Business, hora para fazer isso. A dica preciosa aqui é fazer um backup do WhatsApp e então migrar tranquilamente. No WhatsApp Business você conseguirá organizar seus contatos com etiquetas e enviar mensagens para esses clientes específicos facilmente, desde que tenham seu contato gravado também. Outra vantagem é que você poderá ter mensagens rápidas pré-escritas para as dúvidas mais comuns de seus clientes. E o melhor, tudo (ainda) gratuitamente!

2 – REDES SOCIAIS: SUA JANELA PARA O MUNDO
Muitos empresários reclamam sempre, mas quando entro em suas redes sociais, não há nada atualizado ou tudo é feito de maneira muito amadora. É imprescindível hoje em dia ter as redes sociais que seus clientes usam atualizadas. Mesmo que suas postagens não gerem muitos compartilhamentos, curtidas ou comentários, são uma ferramenta de consulta para muitas pessoas. Se a rede social não está atualizada, conclui-se com frequência que o lugar não existe mais. Simples assim!

E então vem a objeção: não tenho tempo, não tenho quem faça, etc. Sabia que no próprio Facebook ou Instagram você consegue agendar suas postagens se tiver uma conta empresarial? Deixe um horário na sua agenda reservado para isso e deixe todas as postagens prontas para aquela semana ou aquele mês.

E então vem outra objeção comum: não saber fazer postagens bonitas! Há ferramentas fáceis e gratuitas como o canva.com para facilitar sua vida. E pense sempre em coisas que façam sentido para seu cliente e que facilitem sua venda. Algumas ideias:
• fale dos seus serviços, conte um pouco da sua história
• mostre o lugar onde está e o que há para fazer por lá
• conte curiosidades sobre sua empresa
• fotografe detalhes que o diferenciam de outros
• mostre a você mesmo: pessoas compram de pessoas
• coloque uma frase bonita com foto de paisagem de onde você está
• use sempre depoimentos e fotos de seus clientes
A dica é gerar proximidade e vender indiretamente. Quem só “vende” preço ou coloca promoções não usa as redes sociais adequadamente. A regra de ouro é: 80% conteúdo e 20% de vendas.

3 – COMO ESTÃO SEUS CONTATOS NO GOOGLE?
O maior mecanismo de busca no mundo tem um serviço gratuito para as empresas: o Google Meu Negócio. Digite o nome da sua empresa e veja o que aparecerá.

Pode ser que tenha a frase: “É proprietário desta empresa?”

Se você ainda não “assumiu” sua empresa no Google, está deixando de lado oportunidade de gerenciar seus dados de contato, fotos, comentários (depoimentos) e horários de funcionamento.
É gratuito e está lá para você usar!

E então? Tarefas listadas e prontas? Vale revisar e deixar tudo alinhado para retomar com força. Afinal, o marketing da esperança não é estratégia de vencedores e espero que você esteja no outro lado, dos que sairão desta crise ainda mais fortes.

Dificuldades em fazer tudo isso? Vamos conversar a respeito?

Bibiana Antoniacomi, proprietária da Special Paraná Turismo Receptivo, autora do blog www.marketingturismo.com.br, turismóloga, especialista em gestão de empresas, mentora de marketing e mãe

 

Fonte:  Panorama do Turismo     www.panoramadoturismo.com.br

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