O que você pode aprender com a pesquisa de satisfação do cliente?

A opinião dos consumidores é extremamente valiosa.
E por conta disso que a pesquisa de satisfação cliente deve fazer parte do planejamento de qualquer empresa.
É muito comum que empreendedores se vejam em meio a uma rotina repleta de tarefas.
Parece que eles trabalham muito, mas os resultados ainda continuam pequenos.
Isso pode acontecer justamente porque eles estão focando suas forças em demandas que não são realmente necessárias para os clientes. E, as reais necessidades do público-alvo acabam ficando de lado, prejudicando o negócio.
Continue lendo esse post e veja o que é, como funciona e quais as vantagens de fazer a pesquisa de satisfação do cliente.
Confira!!! O que é e como funciona a pesquisa de satisfação cliente?
A pesquisa de satisfação cliente nada mais é que um levantamento feito por uma empresa com o seu público.
O principal objetivo desse tipo de avaliação é saber o grau de contentamento dos consumidores em relação a produtos e serviços da marca. Além disso, ela também pode ser aplicada para avaliar aspectos como atendimento e entrega.

De modo geral, a dinâmica desse tipo de processo se resume em um questionário rápido onde o cliente precisa indicar de 0 a 10 o seu nível de satisfação.
O zero representa que ele está muito insatisfeito e o 10 que ele está muito satisfeito.

Uma vez que os dados da pesquisa de satisfação cliente são coletados eles passam por uma análise e depois são apresentados os resultados. É com base nessas informações que a empresa pode ter insights para melhorar o planejamento estratégico, bem como outras questões.

Quais as vantagens de fazer pesquisa de satisfação cliente?

A pesquisa de satisfação cliente oferece uma série de vantagens para o empreendedor.
Confira abaixo algumas delas:
1.Entenda os pontos que precisam ser melhorados no seu negócio
2.Por meio desse tipo de avaliação, a empresa consegue entender de forma detalhada quais os pontos que precisam ser melhorados. Muitas vezes os clientes estão insatisfeitos não com a marca como um todo, mas com coisas pontuais, como, por exemplo, a demora na entrega ou o valor alto do frete.
3.Tendo uma pesquisa direta, mas abrangente, você conseguirá entender de maneira detalhada o que pode ser melhorado.

Aproximação dos clientes

Mais uma das vantagens de realizar pesquisa de satisfação cliente é que você poderá melhorar a aproximação dos clientes. Quando você valoriza o feedback do consumidor, ele tende a criar mais empatia pela marca. Principalmente se posteriormente vê sua sugestão opinião contribuindo com melhorias na marca.
Por exemplo, um cliente que reclamou da demora da entrega, com certeza ficará feliz se a empresa optar por uma transportadora terceirizada que entregue o pedido bem antes do previsto.

Decisões mais assertivas

Mais uma das vantagens da pesquisa de satisfação cliente é que ela permite que a marca tome decisões mais assertivas. Com base nas informações coletadas e analisadas, ficará mais fácil criar um planejamento focado, que realmente ajude o negócio a ter mais sucesso em seus resultados.

Evita o desperdício de recursos

Além das vantagens acima, esse tipo de avaliação também ajuda a evitar o desperdício de recursos. Isso porque o empreendedor saberá exatamente quais são as reais necessidades de seus clientes.
Dessa maneira, ele poderá investir em recursos, produtos e serviços que atendam essas demandas, e não irá mais gastar tempo e dinheiro em ações e tarefas desnecessárias que não contribuem em nada.

Pesquisa de satisfação como fazer?

Uma das dúvidas mais recorrentes entre os empreendedores é pesquisa de satisfação cliente como fazer. Para realizar esse tipo de avaliação, a primeira coisa é elencar o que você deseja saber com ela.
Você quer saber a opinião sobre um produto em específico ou sobre o atendimento do seu negócio? Além disso, é importante que esse tipo de processo seja direto e fácil de responder. Aqueles que demandam de muito tempo do cliente geralmente são ignorados ou não contemplados.
Também é necessário pesquisar a melhor ferramenta de aplicação, em como os locais onde ele a pesquisa será aplicada. Cada detalhe irá interferir diretamente na eficiência dessa estratégia.
O ideal é que você procure uma empresa especializada em pesquisa de satisfação cliente. Assim, você terá a garantia que esse processo será realizado de forma correta e que irá gerar dados que sejam úteis para o seu negócio, ajudando na elaboração de ações e estratégias.

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