Vamos falar sobre o BPO !

O BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que traduzindo para o bom e velho português significa Terceirização de Processos de Negócios.

O BPO é algo bem comum na vida dos empreendedores e das empresas independente do porte, e hoje contamos com uma grande quantidade de empresas especializadas que prestam o BPO para outras empresas, inclusive você que está lendo essa matéria certamente já tem uma ou mais empresas que prestam o BPO em algum serviço específico para a sua empresa.

É isso mesmo que você leu, a maioria das empresas já conta com serviços de BPO, e vou dar alguns exemplos que vai te fazer entender melhor isso.

Sabe aquele escritório de contabilidade ou aquele contador que te apoia desde que você resolveu empreender e dar os primeiros passos com o seu negócio?!

Ele fez a abertura da empresa e a regularização dos processos burocráticos para possibilitar a venda dos seus produtos ou serviços, além do mais todos os meses ele contabiliza suas receitas e despesas, gera as guias dos impostos, faz os fechamentos além de diversas outras ações, não é mesmo?!

Pois é, esse escritório te fornece o BPO Contábil, que é extremamente importante, e convenhamos alivia um fardo das suas atividades do dia a dia!

Além dos escritórios de contabilidade, existem diversas outras empresas que terceirizam processos específico, com a proposta de permitir que o empresário possa dar mais atenção para o ponto focal do seu negócio, o DNA, o que torna o seu negócio único e diferenciado da concorrência, o chamado “core business”.

Por que o BPO seria interessante para mim ou para a minha empresa?

Para um pouco e pensa no seu dia a dia, se você possui uma empresa de produtos ou serviços, para que o seu negócio continue dando resultados é necessário que você seja “multitarefas” e especialista em diversas áreas, ou seja, você precisa cuidar da gestão da equipe, ser comprador, cuidar do marketing e das redes sociais, do financeiro além do principal que é fazer relacionamento com os clientes que no final das contas é aquele diferencial que vai te possibilitar fidelizar e manter o cliente.

Certamente você está lendo e pensando, meu dia a dia realmente é assim, e você certamente vai concluir o pensamento com, “e eu ainda tenho que conciliar a rotina profissional com a pessoal”!

Em um cenário onde tudo acontece com muita rapidez e a necessidade de tomada de decisões assertivas é cada vez maior, o BPO entra como uma solução inteligente, justamente por que o ponto focal do BPO é assumir os processos de determinadas áreas, organizar, sistematizar e entregar os resultados prontos para serem analisados, possibilitando uma melhor tomada de decisões, essa proatividade que permite ao empresário dar o melhor direcionamento a sua empresa além de possibilitar mais tempo para que o empresário crie cada vez mais diferenciais.

Quais os tipos de BPO mais comuns?

Atualmente o mercado oferece uma variedade imensa de empresas que prestam o BPO, dentre elas o já mencionado BPO Contábil, podemos citar também o BPO Comercial que são as representações comerciais, BPO de Marketing que faz a gestão das mídias sociais e podemos citar o BPO Financeiro que interage diretamente com o BPO Contábil e está diretamente ligado ao resultado e a saúde financeira das empresas.

É muito comum as operações das áreas Contábil, Comercial, Marketing e Financeiro serem terceirizadas, pois estão relacionadas a áreas muito especificas que possuem processos que requerem um alto de nível de conhecimento além de as atividades demandarem um tempo enorme de atuação.

Como posso identificar qual BPO posso empregar na minha empresa?

Sabe aquela atividade que não é a principal da sua empresa, mas que toma a maior parte do seu tempo, aquela atividade que te faz ter que procurar conteúdos na internet para entender melhor e saber como executar sem erros que possam causar retrabalho, são essas atividades que precisam terceirizadas.

Atividades como criação de conteúdo para publicação nas mídias sociais, busca e análise de leads potenciais, rotinas de contas a pagar e a receber, emissão de notas e boletos são exemplos que demandam tempo e requerem um nível de conhecimento mais específico essas atividades podem ser terceirizadas fazendo com que o foco do empreendedor passe a ser exclusivo no “core business”.

Quanto custa e como é a relação Custo X Benefícios do BPO?

Se você chegou até aqui e já pensa que poderia empregar o BPO em alguma área específica do seu negócio, certamente deve estar se perguntando quanto custa, e se o custo vale ou não a pena?!

O custo praticado pelas empresas que prestam BPO normalmente levam em conta uma serie de pontos, por exemplo:

O tamanho da empresa, faturamento da empresa, processos que serão terceirizados, objetivos coma a terceirização além de outros fatores que cada empresa utiliza para chegar ao valor do serviço.

Quanto ao custo-benefício, é muito simples chegar a uma conclusão logica.

A primeira ação usual feita pelo empresário quando ele entende que necessita de ajuda em determinados processos para que ele consiga ter mais tempo é a contratação de um funcionário, vamos pensar em um funcionário para a área financeira que irá executar as atividades de gestão de faturamento, contas a receber, contas a pagar e conciliação bancária. Este profissional precisa ter um mínimo conhecimento sobre as rotinas financeiras haja vista o nível de responsabilidade, além de tudo uma contratação CLT, mesmo sendo com salário-mínimo irá incidir em INSS, FGTS, Vale Transporte, Vale Refeição, Férias, 13º Salário além de todas as demais responsabilidades inerentes a contratação CLT inclusive pensando no passivo de uma possível rescisão de contrato futura.

É importante ressaltar também que é extremamente difícil contratar um funcionário com todas as competências necessárias para executar as atividades acima por um salário-mínimo.

Pensando em uma empresa que fornece o BPO Financeiro, o empresário terá um contrato PJ X PJ que elimina o custo e quaisquer possibilidade de passivo trabalhista, a empresa de BPO Financeiro por ser especializada no negócio já possui colaboradores com a competência necessária para conduzir as rotinas operacionais e efetuar a melhor entrega de resultados de acordo com os objetivos definidos, com isso fica evidente a relação custo-benefício do BPO.

Se você ainda tem dúvidas sobre aplicar o BPO em alguma área especifica da sua empresa vou concluir com mais alguns benefícios que são:

  • As atividades são realizadas por profissionais qualificados
  • Os processos são padronizados
  • Redução clara de custos operacionais
  • Aumento da produtividade
  • Maior dedicação do empresário ao seu negócio

O BPO é de fato uma solução eficiente e de baixo custo para empresas e empresários que desejam expandir seus negócios e necessitam de apoio especializado para alcançarem seus objetivos.

 

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