PMS Hoteleiro

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PMS Hoteleiro

O que é um PMS?

Um sistema PMS (Property Management System) é uma solução de gerenciamento para empreendimentos de hotelaria. O objetivo desse sistema é permitir a realização de diferentes procedimentos de gestão, desde registrar clientes, até controlar custos, tudo em único lugar.
Por meio dele, é possível facilitar a execução de tarefas rotineiras, como, por exemplo, a realização de reservas e a consulta de disponibilidade.

Como funciona o sistema PMS?

Um sistema de PMS funciona de forma integrada, agregando diversos recursos em uma única plataforma. Com isso, é possível substituir processos e ferramentas que demandam muito tempo, por operações mais ágeis e com menos riscos.
Ao invés de planilhas de controle de despesas, por exemplo, esse tipo de software permite que você automatize o lançamento de gastos e de recebimentos. Dessa maneira, fica mais fácil gerenciar toda a questão financeira.
Por agir de maneira integrada, esse tipo de ferramenta também ajuda a melhorar a experiência do hóspede, uma vez que todo o atendimento pode ser feito de forma otimizada.

Quais os benefícios do PMS?

Ao implementar uma solução de PMS no seu hotel, você enquanto gestor pode obter uma série de benefícios, tais como:

Mais agilidade na gestão

Como todas as operações ficarão centralizadas, será possível ter mais agilidade na gestão. Em uma única plataforma será possível fazer as reservas dos hóspedes, verificar o inventário do empreendimento, solicitar relatórios e muito mais.

Diminuição no índice de erros

Quem trabalha no ramo hoteleiro sabe que qualquer erro pode prejudicar diretamente a experiência do cliente, e, também, gerar grandes prejuízos para o negócio. Por meio desse tipo de solução é possível diminuir o índice de erros, uma vez que boa parte das tarefas poderá ser feita de maneira otimizada. Por exemplo, se o seu negócio oferece reservas online, é possível integrar o site ao sistema, evitando assim que haja overbooking no local. Outra vantagem seria em relação a cobranças de serviços e até mesmo pagamento de funcionários.

Emissão de relatórios

Outra vantagem de ter um sistema de PMS é que será possível emitir relatórios do negócio. Dessa maneira, você poderá obter uma série de informações importantes que podem ajudar na tomada de decisões. É possível saber quais os períodos de maior movimento, qual o perfil dos hóspedes, em que meses os gastos com recursos são maiores, o ticket médio de cada cliente em relação a serviços. E tudo isso será muito útil para o crescimento do empreendimento.

Automatização das tarefas

Por meio do PMS também é possível otimizar uma série de tarefas, evitando assim que a equipe perca tempo com coisas rotineiras. Por exemplo, é possível programar o envio de mensagens de confirmação de reserva para os clientes, ou até mesmo realizar campanhas de marketing para divulgar valores promocionais. Outra possibilidade é automatizar as solicitações de limpeza de quartos. Assim que o cliente fizer o checkout, uma mensagem é enviada para o setor de limpeza para que os funcionários possam limpar o quarto. Assim ele será liberado com mais agilidade para o próximo hóspede, melhorando o tempo de resposta.

Para garantir que o seu negócio de hotelaria tenha bons resultados, independente do porte, vale à pena investir em um sistema de hotel PMS. Existem empresas especializadas nesse tipo de solução, e que podem te ajudar a otimizar o gerenciamento do seu negócio.