Segurança na Internet: 4 dicas para empresas (+ eBook bônus)

Os dados produzidos diariamente pelas empresas agregam valor e aumentam a produtividade e competitividade no mercado. Porém, quando em contato com a  internet, tais informações correm grandes riscos de sofrer algum ataque e se tornarem um sério problema, caso a segurança na internet seja ineficiente e os dados caiam em mãos de criminosos.

Todos os esforços em Segurança da Informação visam em sua essência manter 3 pilares:

  • Confidencialidade: as informações podem ser acessadas somente pelas pessoas que foram autorizadas. Dados não podem vazar e uma informação sigilosa não pode chegar a pessoas desconhecidas ou não autorizadas para aquela informação.
  • Integridade: é necessário garantir que as informações não foram adulteradas, modificadas de forma não intencional ou corrompidas.
  • Disponibilidade: os dados e informações devem estar sempre disponíveis para que sejam acessados pelas pessoas autorizadas no momento em que for necessário.

Em caso de falha em qualquer dos 3 pilares, a Segurança da Informação estará comprometida. A Segurança na Internet visa aplicar esses conceitos para informações, usuários, redes e sistemas em contato com a internet, mantendo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados e informações da empresa.

Métodos, procedimentos, normas e leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), por exemplo, buscam identificar e eliminar as vulnerabilidades das informações de usuários e dispositivos conectados à internet.

A Segurança na Internet é um tema importante e relevante para empresas e não deve em hipótese alguma ser tratado como ação extra ou dispensável.

Diante desse cenário, você verá ao longo deste texto 4 dicas importantes e um eBook gratuito sobre segurança da empresa na internet, ajudando a identificar as melhores formas de manter os dados da sua empresa seguros.

seguranca-dados-internet-empresa-02

1 – ECONOMIZE TEMPO, FAÇA A INFORMAÇÃO CHEGAR ATÉ VOCÊ

A atualização de conhecimento deve ser constante. Mas sabemos que o tempo é curto e precisamos utilizá-lo da melhor forma possível. Uma simples pesquisa na internet para conseguir encontrar novidades sobre o assunto da segurança na internet pode se tornar algo cansativo e tomar algumas horas da sua semana.

Portanto, aqui fica nossa primeira dica: inscreva-se em newsletters de pessoas e empresas que são especialistas no assunto e receba no seu e-mail um resumo de todas as novidades, dicas, ferramentas e materiais atualizados sobre o assunto da Segurança na Internet.

Abaixo, listamos algumas newsletters para que você possa se inscrever e receber as informações toda semana, sem a necessidade de pesquisar sobre o tema.

Faça com que a informação chegue até você e compartilhe os assuntos importantes com os colaboradores na empresa, difundindo o tema da Segurança na Internet e fixando a sua importância no ambiente de trabalho.

2 – ESTUDE O INIMIGO: SAIBA COMO FUNCIONAM OS ATAQUES CIBERNÉTICOS

Se você quer manter sua empresa blindada contra ataques cibernéticos, o primeiro passo é saber como se orquestram os ataques e quais os principais tipos existentes.

A segurança da informação vem sendo difundida como estratégia de contingência, principalmente no ano em que este cenário se tornou muito favorável para os criminosos cibernéticos com o home office.

Entre os ataques mais comuns contra empresas de diversos ramos, estão:

  • DDoS Attack
    • Sobrecarga dos servidores ou links de internet da empresa, causando lentidão e indisponibilidade.
  • Port Scanning Attack
    • Varredura de portas que possam conter serviços vulneráveis, por meio de malware.
  • Ransomware
    • Bloqueio do acesso a arquivos, liberado somente após o pagamento de uma quantia em dinheiro.
  • Cavalo de Troia
    • Roubo de informações por meio de execução de um anexo no e-mail ou download malicioso.
  • Ataques de força bruta
    • Invasão de contas através de tentativas repetidas de combinações de usuário e senha.
  • Phishing
    • Geralmente realizado por e-mail, é um ataque virtual no qual os hackers levam os usuários a revelarem informações sigilosas, incluindo senhas e dados bancários.

Perceba que cada ataque tem características peculiares e diferentes dos demais. Portanto, entendê-los e compartilhar as informações com toda a equipe de trabalho pode ajudar na segurança na internet da empresa. Por isso, separamos alguns artigos interessantes sobre ataques cibernéticos para que você possa entender melhor cada um.

3 – IDENTIFIQUE AS VULNERABILIDADES DE SEGURANÇA NA INTERNET DA EMPRESA

Você sabe quais os riscos de segurança na internet que sua empresa corre diariamente? A melhor forma de evitar problemas assim é identificar as fragilidades o mais rápido possível.

Uma empresa só consegue se proteger se souber de onde podem vir ataques. De nada adianta um escudo gigante à sua frente, se suas costas estão desprotegidas.

Veja abaixo algumas formas de identificar as fragilidades e melhorar a segurança na sua empresa:

  • Verifique a presença de software de proteção em todos os dispositivos.
  • Mantenha todos computadores com sistema operacional atualizado.
  • Verifique se o Firewall da rede da empresa está configurado corretamente.
  • Faça um teste de segurança na internet.
  • Evite o uso de software pirata nos dispositivos, eles podem conter muitos perigos.
  • Mantenha sempre em dia o backup dos dados importantes.
  • Atenção às conexões remotas, elas podem expor vulnerabilidades internas para toda internet.
  • Revise as regras do seu web filter, proxy ou sistema de controle de acesso à internet para bloquear acesso a malware, phishing, ransomware e demais sites maliciosos.

Em redes que utilizam o sistema de controle de acesso à internet da Lumiun, por exemplo, é possível aumentar a segurança de forma fácil e efetiva, basta acessar o menu Segurança e ativar os filtros de sites nocivos, conforme ilustra a imagem abaixo.Bloqueando sites considerados nocivos, é possível proteger os colaboradores dos perigos da internet independentemente do nível de conhecimento e bom senso de cada um. Considerar uma solução desse tipo pode ajudar muito na proteção dos dados da empresa.

4 – ESTABELEÇA PRÁTICAS PARA FORTALECER A SEGURANÇA DE DADOS

Usufruir de todos os benefícios que sistemas de tecnologia conectados à internet fornecem, requer cuidados. Os colaboradores são, normalmente, a porta de entrada para ataques cibernéticos aos sistemas da empresa. Portanto, desenvolver uma política de segurança na internet da empresa, identificando boas práticas e regras a serem seguidas, com tudo claro, documentado e assinado, pode promover uma melhoria considerável da segurança das informações empresariais.

 Para o desenvolvimento da política de segurança da informação, alguns itens devem ser observados:

  • limites e permissões de acesso aos sistemas
  • propriedades e responsabilidades sob equipamentos
  • permissões para instalação e remoção de softwares
  • controle dos acessos remotos
  • envio e divulgação de informações sensíveis e sigilosas
  • acessos indevidos a sites fora do escopo de trabalho

Existem na internet diversos modelos de documentos com esta finalidade, disponibilizados de forma gratuita, como o Modelo de documento sobre política de uso da Internet nas empresas criado pela Lumiun. Você pode alterar as informações conforme a necessidade da sua empresa, e utilizar para melhorar a segurança na internet no ambiente corporativo.

[EBOOK] GUIA DE SEGURANÇA NA INTERNET PARA EMPRESAS

Guia de segurança na internet para empresas

Além das dicas citadas acima, existem diversas outras formas de manter seguros os dados da empresa.

Lumiun, empresa especializada em soluções de segurança na internet para empresas, desenvolveu o Guia de Segurança na Internet para Empresas. Esse guia responde às principais dúvidas dos gestores, empresários e profissionais de TI na busca por mais segurança na internet da empresa.

No guia você irá encontrar artigos, relatórios e diversos materiais para download.

Faça bom proveito do material e continue protegendo os dados da sua empresa.

Até mais!

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/seguranca-na-internet-4-dicas-para-empresas-ebook-bonus/

Fale Conosco!

Nós temos a melhor solução para você e sua empresa.